sexta-feira, 20 de março de 2009

CARRETERA GORDINI - UMA SAGA RESTAURADA


Desenho feito pelo artista Maurício Morais...em homenagem ao Nelson Cintra e a Carretera Gordini

A SAGA

Em 1967 no Rio de Janeiro NELSON CINTRA fez esta Carretera a partir de um Gordini 1965. Com ele, Nelson correu no Autódromo de Jacarepaguá e na cidade de Petrópolis. Foi um dos primeiros corredores a utilizar fibra de vidro na construção dos quatro para lamas, quatro portas, capô dianteiro e traseiro...material este ainda pouco usado na época, proporcionando ótimo alívio de peso ao veículo.

Utilizava aros 13 fabricados pela GRAN PR IX de São Paulo, especialmente para ele. Tinha Motor 1.000 CC (997), com bielas de alumínio, Válvula grande, comando especial PIERRE FERI, Carter de 5 litros, Colector de Admissão e descarga JEAN REDELÈ e carburador Weber 40 DCOE.

O motor da Carretera tinha mais de 70 HP e chegava ao final da reta de Jacarepaguá pra lá de 160Km. Tinha caixa de direção curta com 1,5 de volta, batente a batente. A caixa de marchas era da Berlineta Interlagos. A suspensão traseira tinha quatro amortecedores, bomba de gasolina elétrica, conta giro especial ...cedido pelo Grecco... que levava o motorzão até 8.000 giros.

Para construir este carro, duas pessoas foram de grande importância para Nelson Cintra: Fernando Feiticeiro e Grecco. Com eles o Nelson tireou todas as duvidas para a construção da Carretera.
Mais tarde, qdo ela já estava totalmente pronta, enfrentava as Alfas, Ford GT 40, FittiPorsche, Mark I, Karman Porsche e tantos outros Protótipos e Carros Esporte com motores maiores que fizeram nome nas competiçoes brasileiras.
Em 1969 Nelson vendeu sua Carretera Gordini.........

A RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO
Há uns 20 anos atrás Nelson Cintra encontrou uma Carretera num ferro-velho de Duque de Caxias-RJ....seu coração bateu forte!
O monobloco estava todo podre e ela toda depenada. Nelson rapidamente confirmou que esta era a sua Carretera ao constatar que ainda havia sob o painel de instrumentos, a barra de reforço instalada por ele, como reforço adicional.
Nelson também encontrou a plaqueta do número do chassi...que casou com o número do documento original que ele tinha guardado..mesmo depois de 20 anos.

Finalmente ela foi comprada. Como estava em péssimo estado...a sua restauração foi lenta e gradual. Todas as peças colocadas são originais, o motor ainda é igual ao da época, com todos os seus equipamentos.

É o único GORDINI CARRETERA, feita por particular no Brasil...que está no SITE FRANCÊS dedicado aos Renault de Competição...Veja em: http://www.dauphstock.org/

fonte: autoclassic

ESPERAMOS QUE ELA AINDA DÊ BASTANTE ALEGRIA PARA O NELSON CINTRA E PARA NÓS...SEUS ADMIRADORES!

terça-feira, 17 de março de 2009

CLASSIC ENDURANCE NO AUTODROMO DO RIO


Finalmente parece que escutaram nossos anseios...
No próximo dia 04 de abril você poderá andar com seu clássico no Autódromo do Rio...numa prova de regularidade. Participe você também!!

segunda-feira, 16 de março de 2009

SOS AUTÓDROMO DO RIO DE JANEIRO







O AUTÓDROMO NELSON PIQUET PEDE AJUDA !!
POR FAVOR...ACESSEM ESTE LINK: http://sosautodromorj.blogspot.com/ E PREENCHAM O ABAIXO-ASSINADO.

NÃO VAMOS DEIXAR QUE POLÍTICOS INESCRUPOLOSOS COM INTERESSES ESCUSOS...ACABEM COM NOSSO AUTÓDROMO!

quinta-feira, 5 de março de 2009

PROTÓTIPO "TANTO FAZ"


ESTE BLOGUEIRO E MARIO OLIVETTI EM PETRÓPOLIS 2007


MIL MILHAS 1961
CARRETERA 21, VEMAG 11 BIRD CLEMENT, TANTO FAZ 5, JK 70 SERGIO PEIXOTO DE CASTRO


TANTO FAZ, AYLTON VARANDA E MARIO OLIVETTI-Petrópolis 1961


TANTO FAZ, AYLTON VARANDA, M.OLIVETTI e FILHOS - Petrópolis 1961
TANTO FAZ - 3ºCOLOCADO - MIL MILHAS DE 1961
O PROTÓTIPO "TANTO FAZ" FOI CONSTRUÍDO POR AYLTON VARANDA E MARIO OLIVETTI PARA PARTICIPAR DAS MIL MILHAS DE INTERLAGOS EM 1961.
SEGUNDO MARIO OLIVETTI O PROTÓTIPO ERA ASSIM DENOMINADO PORQUE PODIA SER VISTO DE FRENTE OU DE TRÁS...ERA A MESMA COISA...TANTO FAZ!!
fotos do acervo particular de M. Olivetti e Beto DAbreu

terça-feira, 3 de março de 2009

XIXI NO RALO...CRIATIVIDADE NO CARNAVAL CARIOCA


Foto tirada enfrente ao BBrasil no centro da cidade...Alguém improvisou um mictório sobre o ralo da rua...taxa de uso de 0,50