sexta-feira, 20 de março de 2009

CARRETERA GORDINI - UMA SAGA RESTAURADA


Desenho feito pelo artista Maurício Morais...em homenagem ao Nelson Cintra e a Carretera Gordini

A SAGA

Em 1967 no Rio de Janeiro NELSON CINTRA fez esta Carretera a partir de um Gordini 1965. Com ele, Nelson correu no Autódromo de Jacarepaguá e na cidade de Petrópolis. Foi um dos primeiros corredores a utilizar fibra de vidro na construção dos quatro para lamas, quatro portas, capô dianteiro e traseiro...material este ainda pouco usado na época, proporcionando ótimo alívio de peso ao veículo.

Utilizava aros 13 fabricados pela GRAN PR IX de São Paulo, especialmente para ele. Tinha Motor 1.000 CC (997), com bielas de alumínio, Válvula grande, comando especial PIERRE FERI, Carter de 5 litros, Colector de Admissão e descarga JEAN REDELÈ e carburador Weber 40 DCOE.

O motor da Carretera tinha mais de 70 HP e chegava ao final da reta de Jacarepaguá pra lá de 160Km. Tinha caixa de direção curta com 1,5 de volta, batente a batente. A caixa de marchas era da Berlineta Interlagos. A suspensão traseira tinha quatro amortecedores, bomba de gasolina elétrica, conta giro especial ...cedido pelo Grecco... que levava o motorzão até 8.000 giros.

Para construir este carro, duas pessoas foram de grande importância para Nelson Cintra: Fernando Feiticeiro e Grecco. Com eles o Nelson tireou todas as duvidas para a construção da Carretera.
Mais tarde, qdo ela já estava totalmente pronta, enfrentava as Alfas, Ford GT 40, FittiPorsche, Mark I, Karman Porsche e tantos outros Protótipos e Carros Esporte com motores maiores que fizeram nome nas competiçoes brasileiras.
Em 1969 Nelson vendeu sua Carretera Gordini.........

A RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO
Há uns 20 anos atrás Nelson Cintra encontrou uma Carretera num ferro-velho de Duque de Caxias-RJ....seu coração bateu forte!
O monobloco estava todo podre e ela toda depenada. Nelson rapidamente confirmou que esta era a sua Carretera ao constatar que ainda havia sob o painel de instrumentos, a barra de reforço instalada por ele, como reforço adicional.
Nelson também encontrou a plaqueta do número do chassi...que casou com o número do documento original que ele tinha guardado..mesmo depois de 20 anos.

Finalmente ela foi comprada. Como estava em péssimo estado...a sua restauração foi lenta e gradual. Todas as peças colocadas são originais, o motor ainda é igual ao da época, com todos os seus equipamentos.

É o único GORDINI CARRETERA, feita por particular no Brasil...que está no SITE FRANCÊS dedicado aos Renault de Competição...Veja em: http://www.dauphstock.org/

fonte: autoclassic

ESPERAMOS QUE ELA AINDA DÊ BASTANTE ALEGRIA PARA O NELSON CINTRA E PARA NÓS...SEUS ADMIRADORES!

11 comentários:

Cesar Costa disse...

A vida dá voltas, né? Na época do autódromo vi este carrinho e me encantei, Tinha um Gordini e sonhei em fazer estas modificações estéticas nele (só fiquei no sonho). Passam os anos e no último Puma Club acabei conhecendo o cabra, que apesar da fama de mau-humorado, até me deu um cartão para eu aparecer na sua oficina quando for a Petrópolis. Sabia que o carro era "mexido", mas se soubesse o que sei hoje, teria sonhado com as modificações "internas" e não as estéticas

Cesar Costa disse...

Conforme disse o próprio Nelson, uma pena este carro não ter "nascido" um ou dois anos antes.

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo,

Não conhecia seu blog. Muito bom !

Visite o meu também: www.degennaromotors.blogspot.com

Vamos trocar links ?

Abraços, Fernando Gennaro

De Gennaro Motors disse...

ola amigo ! como anda?

De Gennaro Motors disse...

ola amigo ! tudo bom ? como tem passado?

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo,

Confira no www.degennaromotors.blogpsot.com a matéria internacional a matéria que realizamos com uma Chevrolet C-10 1973.

Abraço, Fernando Gennaro

De Gennaro Motors disse...

ola amigo

tem um Karmman Ghia TC 70 lá no De Gennaro Motors

De Gennaro Motors disse...

Aniversário de 2 anos – De Gennaro Motors

Olá amigo,

No próximo dia 15 de março a De Gennaro Motors completará dois anos de vida. Nosso amigo leitor, Thyago Szoke, produziu uma atualização em nosso layout do blog. Agora nosso logo possui uma bandeira quadriculada no fundo da imagem junto com o novo grafismo das bandeiras do Brasil e da Itália. O logo da Série Caminhão nos EUA também recebeu uma atualização na imagem de fundo.

Gostaria de agradecer a todos os amigos, leitores e colaboradores pela audiência que o blog vem conquistando.

Entre no www.degennaromotors.blogspot.com e conheço os novos logos do blog.

Outros posts:

Confira o vídeo de Las Vegas, produzido por Marcos “Tenere”, direto dos EUA.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Editor Chefe

Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo

Confira a 4 parte da visita do blog De Gennaro Motors no Museu da Ferrari em Maranello, Itália. Confira as fotos no link abaixo.

Link: http://www.degennaromotors.blogspot.com/

abraços, Fernnado

De Gennaro Motors disse...

Fotos carros - Direto de Milão, Itália

De Gennaro Motors disse...

Fotos carros - Direto de Milão, Itália

Olá amigos,

Confiram no blog De Gennaro Motors as fotos que eu coloquei. Tem dois posts com fotos de veículos da marca Alfa Romeo e Fiat.
Link: http://www.degennaromotors.blogspot.com/

Neste link estão diversas fotos dos carros que circulam pela cidade:

http://degennaromotors.blogspot.com/2010/05/parte-6-fotos-de-carros-em-milao-italia.html

Outras matérias: Meu amigo Marcos “Tenere” continua sua viagem pela China. Ele me enviou novas fotos de veículos que ele encontrou pela China.

Um abraço,

Fernando A. De Gennaro
Cel: 55 (19) 9777-3664


De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

Click aqui e conheça a Série Caminhão nos EUA

"Procuro fazer sempre o melhor, andar na busca da perfeição. Ou você faz bem feito ou não faz”.

Ayrton Senna